Publicado por: Bruno Arrienti | dezembro 7, 2008

O Estranho Mundo de Jack: Edição de Colecionador (2 Discos)

por Bruno Arrienti


Nightmare-Before-Christmas-d10

Como estamos perto do Natal, o momento não poderia ser mais oportuno para falar da nova edição de “O Estranho Mundo de Jack”, recém lançada pela Disney. Esse filme já havia sido lançado em DVD simples, com extras sem legendas e tela em formato letterbox.

Foto1O que primeiro se destaca já na apresentação dessa nova edição, em contraposição à edição anterior, é uma luva com abertura nas partes inferior e superior. Nessa luva há ainda a indicação da presença de dois discos, ou seja, outra diferença importante em relação à edição anterior que conta com apenas um.

Esses dois discos vêm acondicionados num estojo Amaray preto comum, o que não deixa de ser um pouco decepcionante frente ao padrão da Disney de usar estojos brancos em quase todos os seus DVDs, incluindo aí a edição anterior do título em apreço. Aliás, desde a baixa qualidade na impressão de todo o material até a ausência injustificável de encarte – algo que suponho ser inédito na distribuidora -, a falta de cuidado no acabamento é bastante sentida na nova edição, fazendo com que o colecionador mais exigente fique cada vez mais desconfiado da recente parceria da Disney com a Arvato.

Foto2

Foto3

Foto4

Acabamento excessivamente despojado: estojo preto, luva muito fina, de baixa qualidade, e ausência de encarte.


Se por um lado a apresentação e o acabamento externos do produto não empolgam, por outro o mesmo não pode ser dito em relação ao conteúdo dos DVDs.

Para iniciar, os dois discos têm menus, digamos… Bastante animados!

Foto5


Foto6

Menus do disco 1.


No disco 1 encontramos o filme dividido em 20 capítulos e apresentado em seu formato original, em widescreen anamórfico na proporção 1.85:1.

Foto7

Boa qualidade de imagem, em widescreen anamórfico 1.85:1.


Há, ainda no primeiro disco, materiais bônus divididos em “Comentários em áudio do produtor Tim Burton, do diretor Henry Jelick e do compositor Danny Elfman” devidamente legendados – algo raro no mercado brasileiro -, e “Nos Bastidores”. Este bônus compreende um “Passeio com Jack pela mansão mal-assombrada na Disney” (mais de 7 minutos de duração) que pode ser assistido de duas formas diferentes (uma delas com trilha de curiosidades), o documentário “Fora do Caminho: descubra como foi criar esta diversão para o passeio” cuja duração não é nada menos do que 37 minutos(!), o “Poema Original de Tim Burton” com introdução do próprio e narrado por Christopher Lee (com mais de 11 minutos) e, por fim, o making of “Por Trás das Câmeras” dividido em 6 capítulos e totalizando aproximadamente 25 minutos.

Foto8


Foto9

Extras do disco 1.


Foto10

Comentários em áudio devidamente legendados.


Foto11

O produtor Tim Burton introduzindo poema de sua autoria que deu origem ao filme.


Ainda no primeiro disco há alguns vídeos de “próximos lançamentos” que também são apresentados assim que o DVD começa a rodar no player. O curioso nesses vídeos é o anúncio do lançamento do DVD e do Blu-ray de A Bela Adormecida, o que é duplamente intrigante uma vez que o DVD já foi lançado e o Blu-ray a Disney preferiu não lançar, ao menos por enquanto…

No segundo disco encontramos o curta em live action e preto e branco “Frankenweenie” (duração aproximada de 30 minutos e possui uma “Nova introdução de Tim Burton”) e outro belo curta em preto e branco, só que este animado, chamado “Vincent” (com aprox. 6 minutos de duração e narrado por Vincent Price). Em seguida há cenas inéditas divididas em três seqüências de storyboards e quatro seqüências animadas. Depois há o bônus “Os Mundos de ‘O Estranho Mundo de Jack’” dividido em Cidade de Halloween, Cidade do Natal e Mundo Real que contêm artes conceituais, testes de animação e design dos respectivos personagens e “locações”. Por fim, os auto-explicáveis “Comparação entre os storyboards e o filme” (aprox. 4 min.) e “Cartazes e Trailers” fecham os extras do segundo disco.


Foto12

Menu de extras do disco 2.


A Disney está de parabéns por disponibilizar essa excelente edição no mercado brasileiro, principalmente porque o faz de forma adequada, com todo o material traduzido. Só se lamenta a recente baixa na qualidade do acabamento dos produtos da distribuidora, o que, infelizmente, se faz sentir também neste lançamento.

Anúncios

Responses

  1. Preciso dizer que amei essa edição???

    Meu filme favorito finalmente recebeu a edição que merecia!!!

  2. “Ainda no primeiro disco há alguns vídeos de “próximos lançamentos” que também são apresentados assim que o DVD começa a rodar no player. O curioso nesses vídeos é o anúncio do lançamento do DVD e do Blu-ray de A Bela Adormecida, o que é duplamente intrigante uma vez que o DVD já foi lançado e o Blu-ray a Disney preferiu não lançar, ao menos por enquanto…”

    O que ocorreu é que O Estranho Mundo de Jack deveria ter sido lançado em Agosto, quando foi lançado lá nos EUA.

  3. DVD Disney sem encarte??? Tem algo começando a cheirar mal… Excelente matéria!!

    @Nerd: Mesmo tendo sido lançado depois aqui era só ter removido o trailer do DVD, a gente sabe que é possível! Mas acredito que deixaram porque devem lançar “logo” (imagino que no primeiro trimestre de 2009)

  4. @Renan: DVD da Disney sem encarte é uma blasfêmia. Esse estojo preto nojento também. Cedinho amanhã abrirei mais uma reclamação no callcenter. Morra Arvato!

  5. Parabéns pela matéria Bruninho!!
    Eu não sei o que é pior, um DVD sem luva, ou com luva de má qualidade….
    Imagine o cuidado no manuseio dessa luva para não danificá-la, assim como as luvas de outros DVDs que já tenho na coleção…
    Há algum tempo comprei alguns estojos brancos, exatamente para substituir os estojos “fora do padrão Disney”. Será que isso virará hábito????!!!!
    😮

    • Liguem para a Disney no 0800 12 15 08 e reclamem do encarte. Acabo de falar com eles e fui informado que não haviam recebido nenhuma reclamação a respeito e que era para trocar o DVD na loja se estava com defeito (pois acharam que era um caso isolado). Mesmo se você não comprou o DVD ainda, RECLAME. Só assim eles vão perceber o que estão fazendo.

      Que saudades da Videolar, pqp!

  6. complementando:

    E o meu bolso???? Como fica????!!!!!

  7. Oi J.

    Gostaria de saber se você estaria interessado em estar linkando nossos blogs. Gostei muito do seu, um amigo me indicou. Pode ser??/
    Abs e parabéns.

  8. Realmente a luva não é da melhor qualidade e a falta do encarte é absurda. Mas uma coisa que não concordo é com estojo branco. O filme é todo sombrio, a característica é o preto… acho que fica melhor desse jeito (mesmo que o preto dê um aspecto inferior).

    Falando nisso, adorei a sua idéia de mudar a capa de Carros (acho que vou fazer isso com “Os Incríveis) e os cards de Toy Story! =)

  9. Opa, Jota…

    Parabéns pelo post… \o/

    Só fiquei com uma dúvida nas comparações entre esta e a edição anterior: apesar de agora os extras estarem traduzidos, o “making of” anterior foi repassado neste novo ou os atuais são extras totalmente diferentes?

    Valeu e grande abraço

  10. Opa… desculpem, mas gostaria de retificar meu comentário: [b]Bruno[/b], parabéns pelo post… 😉

  11. Puxa, fico muito feliz com tantos comentários elogiosos. Agradeço a todos!

    Jaime F., infelizmente não tive acesso ao DVD anterior. As informações sobre ele foram gentilmente prestadas por outro leitor do blog, o NerdMaster, que comenta logo acima e também é muito fã do filme. 😉

  12. Eita saudade desse filme!
    Tenho ele em laserdisc numa edição especial tripla!
    Veio numa caixa de papelão com um mega-livro cheio de storyboards a história de como filme foi feito e letras na capa douradas. Uma edição muito linda e bem feita, pena que no Brasil não capricham nos lançamentos em DVD.

  13. O DVD parece bom; mas não é nada ao lado do Blu-ray, que tem até legendas em português. Imagem fantástica. Recomendadíssimo.

  14. @Silentio: Sobre o Blu Ray… Só o filme com legenda em PT ou todo o conteúdo??

  15. Filme e extras (não confirmo se em todos, pois não vi tudo, mas naquilo que testei havia legendas; ou seja, seria muita coincidência só ter legenda naquilo que vi). Esqueci de dizer que tem áudio em português também.

  16. Pessoal, a dublagem em português é a mesma do DVD Simples lançado anteriormente?

  17. Ola JC.
    Os curtas “Frankenweenie” e “Vincent” São legendados??
    Pois na edição simples o “Frankenweenie” não estava legendado.. =/

  18. como rlcamam….o

  19. como reclamam por picuinha…o importante é que saiu dvd duplão, wide anamórfico, tudo legendado…

    enfim, excelente dvd, parabéns para a disney, que aprendam e lancem dvd duplos de Wall-E, A Rocha, pulp Fiction, os Nárnia, etc.

    • @Eduardo Pinheiro: ser duplo, anamórfico e ter legendas, comentários é o mínimo que esse DVD merece. Precisamos ser mais exigentes sim! Ou então é melhor comprar ele no camelô.

  20. o meu chegou com um adiantado, o lançamento ocorreu dia 3 e o meu chegou dia 2. Está maravilhoso mesmo, ainda não tive tempo o bastante para assistir tudo, mas está realmente bom, com exceção da embalagem e de não ter encarte, o que me desanimou e muito, já que a maioria dos filmes disney recém lançados vem com um encarte de pelo menos índice de cenas. mas, eu mesmo farei um futuramente.

  21. bem q com essa edição super especial , eles poderiam lançar a versão em 3-d!!!!
    mas a ediçaõ em si tah muito boa.

  22. eu comprei o dvd e, sinceramente, gostei muuuito!!

    eu tenho também a primeira versão lançada em dvd simples, e se for comparar a diferença é muito grande mesmo!! O acabamento também não me agradou muito, porque eu sempre tenho cuidado com todos os meus dvd’s e do jeito que o dvd saiu, é difícil de não acontecer algum dano. Fora isso, eu gostaria de parabenizá-lo pelo blog, Jotacê! Eu descobri coisas aqui onde eu nem sabia que existia no dvd! Você simplesmente resumiu tudo o que o dvd contém, de forma clara, seja para quem tenha o filme ou não, já dá pra imaginar exatamente como ele é!

    Valeu!

  23. Ah se os fãs pudessem acompanhar os processos q envolvem a produção dos dvd’s…as empresas iriam se arrepender das merdas q fazem às vezes!
    se ninguem reclamar, eles nunca vão saber se ficou bom ou não. afinal, eles fazem os dvds pra nós, que pretendemos comprá-los, e não pra eles mesmos. e então, o interesse é de quem?! nosso! em ter o MELHOR DO MELHOR!
    VIVA o SAC!

  24. ah, é! parabéns pelo blog, cara!
    rsrsrsrsrsrsrsrs……

  25. […] ler o excelente post de meu colega Bruno Arrenti sobre o lançamento da Edição Especial do filme “O Estranho Mundo […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: