Publicado por: Jotacê | setembro 21, 2008

Primeiros Blu-rays da Europa chegam nesta segunda

Europa_blu-ray

A Europa Filmes é a primeira produtora independente brasileira a entrar no mercado de alta definição. O lote de estréia terá os 3 títulos acima: “Menina de Ouro”, “O Segredo de Brokeback Mountain” e “os Irmãos Grimm”, ao preço (salgadíssimo) de R$129,90 cada.

Recomendo a todos a leitura da ótima entrevista feita pelo Cinelog com o diretor comercial da Europa, José Abdo Abdala, onde são revelados alguns detalhes da produção de Blu-rays pela empresa. Destaco os trechos abaixo:

CINELOG – Quando você diz que o preço de produção é mais ou menos da ordem de 10 vezes superior a de um DVD, esse é o custo de fora?

Abdo Abdala – Sim. Mas a autoração do disco (ou criação do software de conteúdo do disco) estamos fazendo no Rio de Janeiro na Vison. Então revisamos a cópia, aprovamos e  encaminhamos a matriz para a Sony DADC nos EUA. Eles são os maiores replicadores de Blu-Rays atualmente. Depois esse produto vai para a Manaus e terá distribuição logística feita pela Videolar.

E ainda:

Existe um outro problema também. Não basta apenas a gente querer. A Sony DADC, por exemplo, está operando além da sua capacidade. Há uma demanda muito grande vinda de todas as partes do mundo para produzir Blu-Ray e eles não estão dando conta. Enfim, a tecnologia é nova e não dá pra fazer em qualquer lugar.

Leia a entrevista na íntegra aqui.

É impressionante toda produção de BDs estar centralizada na Sony dos EUA. Realmente, não há como um formato se popularizar com a fabricação sendo feita dessa forma, e gerando tais custos.

E esperamos que o formato de tela desses filmes, divulgados aqui, NÃO se confirme! Se as informações estiverem corretas, será o primeiro caso de mutilação em Blu-ray no mundo!

Anúncios

Responses

  1. Jotacê, respeitosamente discordo qdo vc fala em “ótima entrevista”; fiquei com a sensação de q a maior parte do q nós colecionadores( gente como eu, vc e o pessoal q é “audiência” do seu bolg) realmente queríamos saber, não foi perguntado. Inclusive(ou principalmente) a questão de atrocidades no formato de tela e etc… De qqr modo, entrevista interessante(não ótima hehehe) e mais interessante saber q não podem culpar ningnuém de fora no caso de extras sem legendas por exemplo, visto q a autoração é deles, a Sony só prensa os discos conforme o q a distribuidora daqui fez.

  2. Talvez eu tenha achado “ótima” pelo simples motivo que, pela primeira vez, alguém falou publicamente algo importante sobre a produção dos BDs e seus custos absurdos no Brasil.

    Mas concordo que ficou faltando a questão do formato de tela, inclusive dos DVDs da Europa (que considero a mãe do “full 1.85:1” no Brasil).

  3. Já estava vindo comentar sobre essa questão do Fábio…….

  4. Não é propriamente o primeiro caso. Infelizmente aqui em Portugal isso já acontece… Por exemplo, O Homem-Aranha chegou aqui com apenas um disco e vez da edição de 2 discos que saiu em todo o lado!

  5. @Paulo: estão mutilando Blu-rays em Portugal? Meudeus! :O

  6. Mas Paulo, se comparar o mercado português com o brasileiro, meu Deus do céu, é uma humilhação que nem gosto de pensar ! Tenho uma colega do Fórum Cinema em Cena que é daí de Portugal e se formos ver as edições que ela tem……..aí eu choro !

    Só um detalhe, as edições estendidas de O Senhor dos Anéis NUNCA, JAMAIS, saíram por aqui em DVD e acho que dificilmente sairá ! Talvez saia agora em Blue-Ray……

  7. Claro Jotacê, Brasil sempre sendo um marco nos dvds mundiais. Viva a Europa filmes e sua navalha mais afiada que a do Barbeiro de Sevilha. ¬¬

    Espero, realmente, que isso seja um erro de divulgação.

  8. […] da choradeira do pessoal da Europa Filmes (sobre as dificuldades de produzir Blu-ray por pequenas produtoras […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: