Publicado por: Jotacê | setembro 8, 2008

Post do leitor – “A síndrome dos primogênitos”

O texto abaixo é de autoria do leitor Alexandre “Nerdmaster” que enviou como contribuição para o “banco de dados” que o blog aos poucos vai formando sobre as edições em DVD no Brasil.

————

Esse texto vem comentar a despeito desse estranho fato que ocorre com as distribuidoras brasileiras. Não é de hoje que todos sabemos que muitos filmes da década de 80/90 nunca foram lançados por aqui.

Mas um fato ainda mais bizarro e perturbador ocorre com algumas séries cinematográficas cujos primeiros filmes (os primogênitos, por assim dizer) nunca foram lançados por aqui, mesmo que as continuações já tenham sido lançadas!

Segue uma lista que compilei através de sites como Busca-pé (pesquisa de preços), Mercado Livre e da comunidade Viciados em DVD – EE:

Pocahontas da Disney: Esse é a causa de choro de todos os fãs dos desenhos da Disney. De choro e de raiva!! Apesar de existirem até propagandas desse filme em outros DVDs da Disney ele nunca foi lançado por essas bandas. A continuação ainda pode ser encontrada em algumas lojas.

A Família Addams: Uma das maiores faltas que jazem em minha coleção. Talvez por não ter sido um “sucesso de bilheteria” quando foi lançada, essa deliciosa comédia de humor negro até hoje nunca teve uma edição brasileira. A continuação, considerada por muitos melhor que o original, é item fácil de se achar em qualquer boa loja de DVDs.

Riquinho: Uma divertida comédia com Macaulay Culkin, no papel do menino mais rico do mundo também nunca teve uma edição por aqui. Sua continuação (As Novas Aventuras de Riquinho), um telefilme ainda pode ser encontrada a venda.

Karatê Kid: Um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde. Nunca vi uma edição desse filme mas já ouvi falar que teve. Suas continuações tiveram edições brasileiras, mas não se encontram mais a venda.

As Tartarugas Ninja: Outro sucesso da Sessão da Tarde, essa comédia baseada no desenho animado de mesmo nome nunca recebeu uma edição por aqui, saindo apenas em VHS. Suas duas continuações em filme e sua continuação de desenho de computação gráfica (3D) são fáceis de se encontrar a venda.

K9 – Um Policial Bom pra Cachorro: Outro grande representante da Sessão da Tarde, estrelando James Belushi e o pastor alemão “Jerry Lee”. Nunca teve edição nacional. Sua primeira continuação (K9 2) também não teve lançamento por aqui. Sua terceira continuação (K9: DP) pode ser encontrado a venda em muitas lojas.

Pânico: O primeiro filme dessa série cinematográfica, que é considerada por muitos o nascimento do gênero “terror adolescente”, nunca foi lançado aqui no Brasil. Suas continuações ainda podem ser encontradas com certa facilidade.

Um Drink no Inferno: Excelente filme que mistura terror, aventura e comédia com boas doses de whisky. Do diretor Robert Rodriguez (Sin City). Nunca foi lançado aqui no Brasil. Suas pouco conhecidas continuações ainda se encontram a venda.

Brinquedo Assassino: Uma das mais conhecidas (e parodiadas) séries cinematográficas de terror, protagonizada pelo já famoso boneco Chucky. Seu primeiro filme esteve muito tempo sumido mas recentemente foi lançado e agora já se encontra a venda junto com suas duas continuações “sérias” e suas outras duas continuações mais voltadas para a comédia (A Noiva de Chucky e o Filho de Chucky).

Coração de Dragão: Outro excelente filme, que dizem ter saído uma edição nacional, apesar de nunca tê-la visto. Sua continuação pode ser encontrada a venda com certa facilidade.

A Volta dos Mortos Vivos: Série cinematográfica lançada na década de 80 ficou marcada pelo tom mais cômico de humor negro que foi usado para contar a história de zumbis comedores de cérebro. Até hoje só foram lançadas aqui no Brasil as continuações de nº 4 e 5 desse filme (A Volta dos Mortos Vivos: Necropolis e A Volta dos Mortos Vivos: Rave). Nenhum dos três primeiros filmes foi lançado por aqui.

Fugindo um pouco da premissa desse texto, existem também casos de continuações que nunca forma lançadas por aqui. Dois exemplos desse fato são: Um Morto Muito Louco 2 e Gremlins 2.

Alexandre “Nerdmaster” Garcia de Carvalho

Anúncios

Responses

  1. Gostei da matéria. Recentemente, resolvi o problema da minha coleção importando TMNT e Ataque dos Vermes Malditos 2. Aliás, mais dois exemplos pra lista: No Brasil, temos Ataque dos Vermes Malditos 1 (que está fora de catálogo), 3 e 4, mas não o 2, sendo que todos são da Universal; e temos o filme Serenity à venda, mas não a série que lhe deu origem, Firefly. E um outro caso idiota, existem as edições especiais duplas de Duro de Matar 1 e 2, mas não do 3, porque os dois primeiros são da Fox e o terceiro é da Buena Vista. 😦
    Ah, sim, e uma pequena correção: TMNT, tanto os filmes quanto o desenho, são baseados no gibi de Kevin Eastman e Peter Laird, que começou como uma paródia às aventuras do Demolidor de Frank Miller.

  2. @Rodrigo

    Valeu, cara!

    Eu sabia tanto o desenho quanto os filmes foram inspirados pelos quadrinhos, mas a galera aqui no Brasil reconhece mais as Tartarugas Ninja pelo desenho, por isso não mencionei os quadrinhos.

    Mas, ainda assim, obrigado pela correção! [:)]

  3. Mais uma inclusão para a lista: “O Grande Dragão Branco”, cujas continuações (são pelo menos 3) estreladas pelo grande astro Daniel Bernhardt podem ser encontradas em qualquer lojeca da vida.

    Enquanto isso, o cultuadíssimo primogênito só é encontrado importado ou em edições autoradas.

    E sobre as Tartarugas Ninja, sua inspiração realmente veio do Demolidor de Frank Miller e também dos X-Men de Claremont-Byrne (sucessos na época) tendo sua origem ligada ao acidente que cegou Matt Murdock.

  4. O pior de tudo é que Karate Kid 2 e 3 na R1 tem legenda e a dublagem original da tv em português aqui do Brasil !

  5. Coração de Dragão saiu sim por ae, pela columbia /sony quando esta distribuia os filmes da universal…encontra-se no mercado livre por absurdos 150 reais

  6. Esse K9 2 não seria na verdade o K911, porque daí foi lançado aqui sim. Mas o original, de fato, nunca vi…

  7. É melhor que nem lancem PÂNICO; a edição existente nos EUA é antiquíssima e em letterbox. O ideal seria lançarem uma edição especial nova, e aí sim lançarem aqui. Mas é absurdo mesmo, inclusive KARATE KID.

  8. Parabéns pelo post e saudades dos anos 80. Por falar neles, Ralph Macchio, de Karate Kid, vai reaparecer agora em Ugly Betty.

    Um abraço
    Tommy Beresford
    http://cinemagia.wordpress.com/
    http://acasatorta.wordpress.com/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: