Publicado por: Jotacê | agosto 11, 2008

Dica: DVDs em Superbit

Logo_superbit

Em tempos de avanço do Blu-ray (tá certo: mais lá fora do que aqui no Brasil), existe uma coleção de DVDs da Sony que podem dar um “gostinho” de “melhor definição” para quem ainda não está a fim de investir no formato do raio azul (não estou comparando os dois formatos, apenas dando a dica). São os títulos em “Superbit”, onde o disco é totalmente dedicado ao filme. Dessa forma, o espaço que normalmente é ocupado pelos extras e menus animados (ou por simplesmente NADA) é utilizado para que o filme tenha mais dados. Ou seja: melhor taxa de transferência, tanto de áudio quanto de vídeo. Além disso, praticamente todos os títulos trazem uma trilha em DTS (além da tradicional em Dolby), sabidamente com MENOR compressão de dados (mas que precisa de um decoder específico que só existe em alguns players e Home Theaters).

Os DVDs em Superbit possuem taxa de transferência quase duas vezes maior que os DVDs normais (em torno de 6 a 7 Mbit/s), fato esse que minimiza os artefatos causados pela compressão de vídeo, permitindo que a imagem tenha um maior nível de detalhamento. Observe o gráfico abaixo:

Como exemplo, algumas imagens comparativas do filme “O Quinto Elemento” (Jotacê recomenda!):

Superbit-5elemento_3
Superbit-5elemento

Superbit-5elemento_2
> No topo a versão Superbit, abaixo o filme na versão “normal”

Obviamente, as imagens desses exemplos são uma aproximação do real aspecto dos filmes, já que sofreram compressão natural do formato JPG dessas capturas. Esta diferença também poderá ser mais ou menos notada, dependendo do equipamento que você utiliza. No geral, a diferença é percebida de cara, principalmente no som, se você tiver um Home Theater com decoder DTS (o que é a maioria dos equipamentos).

Para quem não abre mão dos extras (o que acontece com a maioria dos colecionadores) a Sony resolveu lançar também a coleção “Superbit Deluxe”, que conta com DVDs duplos (sendo o segundo DVD com material especial). Foi também graças ao Superbit que o brasileiro pode ter o primeiro filme do Homem-Aranha em widescreen, pois originalmente o filme foi lançado em versão dupla, porém em FULLSCREEN.

Infelizmente, em janeiro de 2007 a Sony resolveu descontinuar a coleção Superbit, e investir tudo no Blu-ray. Mesmo assim, alguns títulos ainda podem ser encontrados por aí.

Abaixo, a lista de filmes lançados em Superbit no Brasil e que ainda estão sendo vendidos:

01 – Lawrence da Arábia – DVD Duplo

02 – O Quinto Elemento – DVD Duplo e Simples

03 – O Quarto do Pânico – Simples

04 – Embriagado de Amor – DVD Duplo

05 – Limite Vertical – Simples

06 – A Balada do Pistoleiro – Simples

07 – O Tigre e o Dragão – Simples

08 – Tommy – Simples

09 – Homem-Aranha – Simples

10 – Homem Sem Sombra – DVD Duplo

Existe também a possibilidade de se adquirir os títulos lançados lá fora, pois a maioria deles possui LEGENDAS EM PORTUGUÊS (não me pergunte o motivo deles não serem lançados aqui também). Clique aqui para ver todos os Superbit com legenda na nossa língua!

Agradecimento especial ao Jó Nícolas que montou a lista original.

Anúncios

Responses

  1. Oi,

    Fica a dica de colocar tambem a coleção que a FOX esta lançando chamada Definitive Edition. Dizem que a imagem é muito boa.

    Abraços

  2. Depois de muitoooooo tempo finalmente o Jotacê teve um novo post, muito bom por sinal, pois nem todos conhecem esse “formato” que de certa forma valoriza mais o filme em sim.

  3. Eu não sou muito fã do superbit pois, podendo escolher entre uma melhor qualidade de som e imagem ou uma penca de extras, fico com a segunda opção.

    Aproveito para deixar uma sugestão: não linkar o orkut, pois acredito que assim como eu, muita gente acessa a net do trabalho e tem o orkut bloqueado.

  4. @Átila: as postagens estão escassas por falta de tempo e de notícias relevantes mesmo. Mas estou sempre de olho em tudo!

    @Semi: para quem quer qualidade e extras, tem a versão Deluxe do Superbit! E o link do Orkut é só o crédito das informações, nada que não tenha sido abordado no texto.

  5. Achei válida a idéia de um artigo sobre as edições Definitive Edition da Fox, eu mesmo comprei duas sendo que foram Amanhecer Violento (2 discos) e Nova York Sitiada (2 discos) ! Recomendo !

  6. […] aquele tipo de DVD que eu sempre coloco para impressionar as visitas! Obviamente que uma edição Superbit tem atributos técnicos de qualidade superior, mas esse DVD em termos de som e imagem é […]

  7. Jotacê,
    não sei se você lerá essa mensagem, mas fica a pergunta, que não sabia onde colocar – a Sony anunciou no site dela que lançaria a trilogia do Homem-Aranha em Blu-ray por aqui, mas só vejo o terceiro filme lançado.

    Soube que no exterior, existe sim um pack com o HA 1-2-3, mas só o segundo filme não tem legendas em português.

    Afinal, o que ficou resolvido disso?

    Valeu!

    • @Junior: eu leio tudo que é postado! E sobre a trilogia não sei dela não. É MUITO estranho ela ser só vendida em um box lá fora. Talvez por isso não veio pra cá ainda! Será que vamos penar pra ter os outros filmes em BD assim como foi a espera pelo primeiro em wide em DVD? Tomara que não!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: