Publicado por: Jotacê | junho 30, 2008

Protesto do colecionador – Mensagens anti-pirataria em DVDs ORIGINAIS!

Mensagem_burra

O protesto de hoje vai para (quase) todas as produtoras que inserem em seus DVDs mensagens contra a pirataria, como a que está no vídeo abaixo:

Como colecionador de DVDs originais (acredito que seja o caso da maioria dos leitores desse blog também), não consigo aceitar tal boçalidade. E não tem nada a ver com defender a pirataria ou não (pirataria no Brasil é um problema cultural e esse assunto não será discutido aqui), tem a ver com lógica de divulgação!

Explico para você, executivo de produtora com chapéu de cone ou orelhas grandes: partindo do princípio que NENHUM DVD pirata terá tais mensagens, e se você está vendo um DVD original (que você comprou certinho, dentro da lei), qual a razão de se colocar uma mensagem contra DVD pirata? A mensagem está sendo veiculada para um público que já sabe das desvantagens desse tipo de produto. Não será através deste meio que as pessoas que compram DVD do Capitão Gancho irão se convencer que DVD pirata é uma porcaria, pois quem comprou (ou alugou um DVD original) já sabe disso! O que mais me deixa impressionado é que essa lógica quase primária não é óbvia na cabeça de uns e outros que tem o poder de decidir a colocação dessas mensagens em um DVD! E com isso, temos que aturar essas produções baratas de última categoria antes de ver nosso filme ou seriado!

Capitaogancho_contra

E para piorar, como sempre, a grande maioria das mensagens inseridas nos DVDs (colocadas ANTES do material principal) não possibilita o avanço ou que sejam evitadas de alguma forma! As produtoras e replicadoras NOS OBRIGAM a assistir as tosqueiras anti-pirataria, através do modo em que o DVD é autorado, sem a opção de avançar ou pular a mensagem!

 Arma_apontada
Esse é o tipo de imagem de mau gosto que todo mundo está sujeito a ver nessa campanha contra a pirataria.

Um exemplo clássico dessa estupidez com o consumidor são os seis DVDs do Pica-Pau (Universal + Microservice), que já me fizeram abrir diversas reclamações lá na produtora (e quase ingressar com um processo na justiça). O caso é que um DVD, claramente voltado para crianças, exibe imagens de violência e menção ao uso de armas e drogas (agressivas e de péssimo gosto). Toda vez que meu filho de quatro anos de idade quer ver o DVD, tenho que desligar a TV (e o som do HT) por alguns minutos para que ele não seja bombardeado por essas porcarias que aparecem no início. Já fiz até cópia do DVD em DVD-R SEM a presença das mensagens, para que seja mais fácil evitar tal “aviso”. Isso é absurdo, pois se querem colocar uma campanha inócua, que coloquem, mas deixem que o consumidor decida se quer ver ou não!

Mais uma vez eu afirmo que se essas produtoras querem se diferenciar em relação ao produto pirata INVISTAM NO PRODUTO ORIGINAL! Mas o que estamos vendo no mercado de DVDs brasileiro é justamente o contrário! Ao invés de ficar colocando essas barbaridades no início de cada DVD, quem sabe não seria mais inteligente oferecer ao brasileiro DVDs com extras mais adequados (legendados no mínimo), embalagens mais caprichadas (e não estojos molengos ou fininhos), dublagens clássicas, formatos de tela sem mutilação, imagem de qualidade etc. Enfim, seria mais efetivo adicionar coisas que realmente não sejam oferecidas pelo produto pirateado, pois essa guerra, da maneira que está sendo combatida pelas produtoras, a gente já sabe qual é o vencedor.

 

Anúncios

Responses

  1. Clap, clap, clap!

    Subscrevo tudo o que foi dito nessa postagem!

  2. Apoiado!
    Semana passada aluguei “Os Indomáveis” (eita titulo imbecil!), com Russel Crowe e Christian Bale. Mas a Focus fez o favor de colocar 4 (QUATRO!!!) dessas mensagens idiotas antes do filme.
    Quando a quarta propaganda começou, dei stop, parei tudo, iniciei o dvd de novo e comecei a ver o filme pela seleção de cenas, o que graças a deus, evitou essas propagandas imbecis!!

  3. Eu não sei qual delas é a pior,se é o menino que “pirateou” a prova do outro ou o pai que no meio de refeição anuncia que comprou um dvd pirata.

    Alguém pode me passar um tutorial explicando como tirar essas propagandas,obrigado.

  4. @Oliver: use o DVDShrink para reautorar o DVD e retirar tudo o que não for de seu interesse. É muito fácil de fazer. Tem vários tutoriais na web.

  5. Aff, colecionador de DVDs no Brasil sofre!!
    Eu defendo q se agregue valor ao DVD original. Me ofereça por 40 paus(preço dos lançamentos aqui) algo q o camelô não possa me oferecer por R$5,00!!!! Isso implica em embalagem elaborada, extras, encarte, etc… Agora, eu não compro DVD pirata por convicção, mas consigo compreender a cabeça de quem compra. Qual a verdadeira diferença entre o DVD de 5 paus do camelô e o de 45 da loja?? No caso dos DVds brasileiros, via de regra a diferença é pouca!!

    Obs: A “melhor” de todas é: “Amanhã vão vender drogas na minha escola por causa desse DVD pirata que vc comprou!”Ai Ai Ai Ai… Arrrggghhhh!!!!!!

  6. Eu acho ridiculo quando eles lançam edições “definitivas” por aqui, e quando você vai ver, é deploravel!!!!

  7. Para um dvd rental ainda vai. Agora eu ser achacado com propagandas anti-pirataria em um dvd original COMPRADO por mim é, no mínimo, uma piada.

    Dá vontade de ir no camelô e pedir 3 filmes por déis reau!

  8. […] dos representados pela UBV, que não por coincidência foi a mentora da campanha criticada aqui no […]

  9. […] tirinha é uma síntese do que escrevi aqui em 30 de junho. Burrice não tem limite na UBV e agora também no […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: