Publicado por: Jotacê | junho 10, 2008

Dose diária de inveja [10/06/08]

Parece que ficar reclamando de DVD é coisa de colecionador maluco, que não se importa com coisas maiores, de interesse geral.

Mas o que eu gostaria de dizer (aproveitando o post “invejoso”) são as oportunidades que perdemos em termos de cultura e conhecimentos gerais quando as produtoras locais nos privam de material que em outros países são lançados. Isso deveria ser considerado crime contra a população, sem exageros. Mesmo que a gente possa importar DVDs, muita gente não tem acesso ao conteúdo deles, seja por eles não possuírem dublagem ou legendas na nossa língua, ou por não saber onde adquirir um DVD adequado.

Hoje serve de exemplo a edição dupla de Toy Story lançada nos EUA (que saiu aqui em edição simples, durante o período “sombrio” da Disney). O disco de extras (que tem legendas em inglês, espanhol e francês) possui documentários maravilhosos sobre a produção, mostrando bastidores e longos depoimentos de como o filme foi produzido, além de mais de uma dúzia de pequenos curtas com a participação de vários personagens do filme. Vejam o menu principal do DVD de bônus:

Extras2

Um filme que demorou praticamente 10 anos para ser produzido, considerado a melhor animação da história do cinema, teve, por um capricho (ou um “piti”) da produtora nacional um disco inteiro limado, que talvez nunca mais seja recuperado.

Vejam: quantas crianças (ou adultos) poderiam, a partir do conteúdo extra desse DVD, serem incentivadas a se tornarem animadores ou ao menos admiradores desta arte? Quantas pessoas foram privadas de descobrir, por exemplo, que só os storyboards levaram TRÊS ANOS para serem produzidos?

Extras

Os executivos das produtoras, interessados apenas no lucro fácil, nuca devem ter pensado nisso (ou se pensaram, não deram a importância devida). AINDA BEM que a Disney percebeu a bobagem que estava fazendo e voltou a lançar edições completas, ou muito parecidas com a lançada em outros países.

Mas voltando ao assunto do post, aí está:

Lá, edição dupla com áudio DTS 5.1:

Toy-Story-R1

 

Aqui, edição disco SIMPLES sem áudio DTS:

Toy-Story-R4

 

Anúncios

Responses

  1. existem algumas pesquisas de mercado que apontam boa parte dos consumidores não ligam a mínima para conteudo extras dos dvds. não que isso seja desculpa.

    eu devorei de cabo a rabo o DVD duplo do Rei Leão. Mas admito que não é todo filme que tenho saco para ver extras ou comentários.

    Esse mês por exemplo eu assisti Mochileiros das Galáxias com faixa de comentários, mas mais de 1 ano depois de ter comprado o filme….

  2. Quem não gosta de extras, passe na locadora mais próxima. Lá, eles também não dão a mínima para esse conteúdo.

  3. Pelo que eu saiba, aqui eles não dão bola nenhum aos extras porque os próprios pais disseram que eles poem o vídeo e largam a criança assistindo… Pra quê os extras? Para os pais é apenas bobagem, mas e para os outros?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: