Publicado por: Jotacê | junho 5, 2008

Protesto do colecionador – “Novas embalagens” da Warner

Sete-palmos_escolha

Nova-Embalagem-naoEste blog começa hoje uma campanha contra as “novas” embalagens de DVDs no Brasil. Um país onde todos reclamam que a pirataria ocasiona milhares de desempregos, milhões de prejuízo e blá blá blá não pode justificar (com argumentos plausíveis e aceitáveis), o que está se fazendo com as edições nacionais das maiores produtoras (salvo algumas raras exceções). Algumas dessas empresas tentam argumentar com pesquisas de procedência duvidosa que estas embalagens são melhores, mas ninguém em consciência normal consegue julgar um estojo Scanavo com quatro (ou mais) discos sobrepostos melhor do que um Digipak ou Digistak (para quem não sabe o que é, são aquelas embalagens que abrem como livros) em uma embalagem de box decente.

Sete_palmos_temporada_escanavo
Você considera isso uma embalagem de DVD? Eu não.

Pois é. Eles mudam as embalagens, pioram, mas geralmente o preço não muda (ou baixa muito pouco). Para ilustrar, o mau exemplo de hoje aqui no blog é da Warner, que transformou tempos atrás todas as suas embalagens. Os executivos (e suas decisões estapafúrdias) conseguiram transformar o box da primeira temporada de “A Sete Palmos”, por exemplo, em um estojo apenas, sem luva (sobrecapa)! E o pior de tudo é que isso é alardeado como “novidade”, para que o público leigo em geral tente absorver mais facilmente tal boçalidade.

Não há como considerar essas novas embalagens uma decisão inteligente, já que, por exemplo, para se retirar um disco que está embaixo, a pessoa tenha que remover primeiro o que está em cima! Nem quem preza apenas pelo conteúdo (e acha que embalagem é algo supérfluo), consegue entender como “isso” é colocado no mercado, por empresas que reclamam de pirataria de suas produções. Ora, piorar o produto em nome de sei lá o que é um tiro no pé para quem quer ter algo diferenciado, valorizado em relação ao saquinho plástico do camelô. E o colecionador de verdade (não estou me referindo aos produtos para locadoras, pois esse sim poderiam ter um outro tipo de embalagem) gosta é de produto de qualidade da embalagem ao conteúdo.

Anúncios

Responses

  1. Eu tenho o box original do sete palmos da Warner. É maravilhoso.

    Isso é culpa do mercado pirata que não deixa o mercado de varejo de dvds crescer.

    prefiro que saia neste box porco do que não saia.

  2. Literalmente, assino embaixo! :p

    Cansou esse descaço que a Warner vem tendo para com os colecionadores, o que não falta agora são EX-consumidores de produtos nacionais por essas decisões, isso por que nem estamos levando em conta o formato de tela, extras, legendas, áudio e outros quesitos que andam parcialmente perdendo a qualidade no mercado brasileiro!

  3. Cada vez mais a distância entre Piratas e empresas diminui. Não por aumento de qualidade daqueles, mas por perda destes.
    Falta muitopouco para eu desitir de colecionar…

  4. @Thiago: muitas vezes é por se contentar com pouco que estamos onde estamos. Merecemos SIM embalagens melhores e não é por que lançaram que temos que cruzar os braços. Vamos lutar pelo que gostamos!

  5. Não vou dizer que a distribuidora não tem culpa…mas acho que é conveniente culpar apenas ela e esquece que os consumidores tb são responsáveis, utilizando piratas e fazendo descaso com o produto nacional. ambas as partes tem culpa, mas a distribuidora não é papai noel, ela se adapta ao mercado da maneira que ele age com ela…. acho que se os consumidores ao invés de brigar tanto por qualidade de produto, tambem conscientizasse mais quem usa piratas e é claro o governo tb tem parte de sua culpa por falta de empenho… tudo isso é um círculo vicioso muito bizarro e complexo.

  6. A Europa e a Focus estão na contramão desse processo. Já pereberam que oferecer um produto diferenciado com melhor qualidade de embalagem é um fator que pode fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de comprar um pirata. A Europa é a responável também pela redução no padrão de preço nos DVDs de catálogo. Antes era 19,90, agora já existe uma faixa de 12,90 em quase todas as produtoras.

    O problema não reside apenas na pirataria, temos que pensar na ganância de quem está neste mercado. A pirataria é a solução (indo contra ela), e não o motivo dos problemas.

  7. Conheço o JC da comunidade Viciados em DVD lá no Orkut e posso dizer que este blog é de um colecionador que não compra DVDs piratas e que de nenhuma forma apóia o chamado “mercado alternativo”!
    Portanto, não se pode responsabilizar e culpar pela pirataria os consumidores todos, como se fossem um “monolito kubrickiano”, adquirindo este grupo supostamente homogêneo uma consciência e auto-determinação que extrapola e transcende a pessoa individual do consumidor ou até mesmo grupos de consumidores que não são coniventes com as “práticas alternativas” do “mercado negro”.
    Se o JC elogiou a Europa e a Focus, não jogando todas as distribuidoras no mesmo saco, porque os consumidores honestos não merecem a mesma deferência? Até porque dever-se-ia entender que o mercado do consumidor que compra o produto original não é o mesmo mercado do consumidor que compra o pirata.
    Se as distribuidoras quiserem competir com o mercado pirata, sempre perderão. Porque o consumidor do produto pirata está atrás de preço baixo antes de qualidade, e o fornecedor do produto pirata sempre poderá oferecer um produto mais barato já que não precisa pagar royalties.
    Já o consumidor do produto original pensa em qualidade antes do preço baixo a qualquer custo. Com a queda da qualidade das edições nacionais, esse tipo de consumidor não migra para a pirataria, mas sim para edições importadas, mais caras, porém muito melhor acabadas.
    Enfim, não há correlação necessária entre pirataria e a queda de qualidade dos produtos. Nessa fórmula mágica que os “fornecedores oficiais” tentam passar ao público desavisado, sempre faltará um elemento essencial para que ela faça sentido: a ganância das próprias distribuidoras.

  8. focus… aquela que cancelou pela metade o lançamentos dos boxes como fullmetal alchemist, viewtiful joe e hunterXhunter justamente pelas baixas vendas do original?

    Hum… de que adianta ser boa e dar produto de qualidade se não terminar de lançar as coisas por completo?

  9. Thiago, não tem santo nesse mercado. O que temos são produtoras menos piores que outras. A Focus e a Europa pelo menos tentam apresentar produtos com melhor qualidade (justamente duas “pequenas”). As grandes além de não lançarem o que os colecionadores querem (poderia citar LOTR estendido), ou não completarem o que começaram a lançar (as outras temporadas de Flintsontes pela Warner ou muitas outras coisas da Universal p ex), entregam DVDs com uma porcaria de apresentação para o colecionador.

  10. o que temos são exceções de qualidade…tanto a focus…como a fox…como a warner… são todas ruins… e fez ou outra lançam produtos de qualidade… a buena vista não cagou com alguns dvds disneys como pequena sereia tempo atras? e não acertou com Lost em digipack? não tem um ou outro menos pior…todas são ruins e vão se adaptando ao mercado brasileiro conforme ele exige… acho errado falar focus é boa porque ela lançou akira em lata… se ela fez isso com um lançamento não a torna boa… ela cagou com quem gastou mais de 300 reais com fullmetal alchemist e não viu o final..eu tive que baixar pela net pra ver….
    elas dão bolas dentro e bolas fora…todas sem exceção….

  11. @T_thiago: é isso aí mesmo, como eu disse, nenhuma delas se salva. Por isso temos que nos posicionar como colecionadores para exigir o melhor.

  12. É isso aí. Se exigir o melhor pode não trazer muitos resultados em virtude da pirataria e outros problemas do mercado brasileiro, uma atitude conformista, todavia, não serve para absolutamente nada.
    O colecionador não é partícipe do “mercado alternativo”, ou seja, a pirataria não pode absolver as distribuidoras diante da péssima forma como tratam os colecionadores e consumidores eventuais dos produtos originais.
    Se você, T_thiago, afirma que as distribuidoras “vão se adaptando ao mercado brasileiro conforme ele exige”, não acha justo e legítimo que o colecionador e o consumidor honesto tentem mudar o padrão dessa exigência?
    Enfim, quando constatamos que o mercado se regula sozinho, isso não é uma mera abstração. Isso quer dizer que o mercado não responde adequadamente a um agente externo para se regular, mas nós colecionadores e consumidores de DVDs participamos diretamente dele.
    Cabe a nós, principalmente, exigir sim produtos bem melhores, aliás, muito, mas muuuito melhores do que os que as distribuidoras têm “jogado” nesse maltratado mercado de DVDs.

  13. O scanavo poderia vir com um manual ilustrado dentro dizendo qual seria o melhor método de remoção do dvd do estojo. Achei melhor usar a palavra “remoção”. É mais conveniente para o caso. : P

  14. @Bruno, eu acho válido o colecionador de originais reclamar e brigar por melhor produto, mas em contra partida é a obrigação dele tem conscientizar a passar a mensagem para outras pessoas de que a pirataria é ruim. tem que vir por parte de pessoas como a gente, a reclamação e a briga com o mercado pirata tb.

    Senão estariamos olhando nosso proprio umbigo apenas. Se o mercado está ruim, é porque as vendas estão pessimas, porque somos insuficientes para manter esse mercado. temos que brigar tb com quem usa pirata.

    eu tenho um site chamado NGM online, que trata sobre games e de tempos em tempos eu faço artigos sobre pirataria, explicando os maleficios que ela causa no mercado… assim como tb no forum é proibido falar de consoles destravados, games piratas e afins.. a censura sobre isso come solta por lá…

    Jotace!! Faz um artigo sobre piratara 😄

  15. De fato, estaríamos olhando para o nosso próprio umbigo da mesma forma que as distribuidoras quando colocam a culpa pelos péssimos produtos no mercado brasileiro.
    E não acho que o JC deva fazer artigos sobre pirataria.
    Seria uma imensa perda de tempo além de contraproducente. Isso porque neste blog, onde o JC comenta sobre embalagens e edições especiais, a maioria dos freqüentadores é constituída por um tipo de colecionador e consumidor que passa ao largo de produtos piratas.

  16. O Mago disse tudo:
    “O scanavo poderia vir com um manual ilustrado dentro dizendo qual seria o melhor método de remoção do dvd do estojo.”
    Eu fico apavorada cada vez que abro um estojo desses e tenho que pegar um DVD, dá vontade de chorar; a impressão que tenho, é que o disco vai rachar, trincar, pq é quase impossível tirá-lo do estojo.
    E aí inicio a busca por embalagens “duplas” ou “triplas” , para me livrar pelo menos, do scanavo. O mais difícil é que tenho que acertar as embalagens para o tamanho da “luva”. Isso quando ainda vem com luva.
    Essa da 1ª temporada de A Sete Palmos , vir em scanavo e sem luva…é o fim!!
    “Box de temporada”, é brincadeira né??!!!!

  17. É verdade Helena. Chamar isso de box dá processo! Causa ganha!

  18. Como colecionador acho que a Warner só tem pisado na bola. Eu ainda tive a sorte de comprar a 1ª,2ª e 3ª temporadas digipack. Mas para não bagunçar coleção acabei de importar o box americano que lindo demais. Mas concordo com meus amigos colecionadores quando dizem que a culpa é da distribuidora, com contribuição do consumidor que aceita essa politica porca. Além disso o “scanavo” na opinião é um terrorista que a qualquer momento vai destruir parte da minha coleção. Tirar um dvd do scanavo sem trincar o mesmo é como brincar de roleta russa…uma hora vai .uder!!! PS: JC, parabéns pelo blog. Está muito bom.Abraço!

  19. Fábio,
    mandou muito bem!!
    “Tirar um dvd do scanavo sem trincar o mesmo é como brincar de roleta russa”..
    É bem por aí!!

    Esses dias que eu estava vendo Roma, o Renato( marido), foi tirar um dos DVDs da porcaria do Scanavo que veio a 1ª temporada, foram 2 discos pro chão!!!! Eu quase tive um síncope!!! Mas neste caso, nem foi falta de cuidado dele, aquilo é uma “porcaria” pra manusear; qdo eu tava vendo a 5ª temporada de Smallville, eu tinha vontade de chorar, cada vez que ia trocar de disco….

    E ainda estou procurando as embalagens “triplas”, pq no caso de Smallville por exemplo, só 2 triplos pra poder trocar, é só que que cabe na “luva”.

  20. […] reconheceu a importância e a valorização que essa embalagem trazia para seus produtos e preferiu diminuir qualidade para aumentar os lucros, deixando os seus DVDs com cara de produto de camelô. É óbvio que […]

  21. Jotacê,

    Acesse o site http://www.scanavo.com/overlap_22mm_78_one.asp

    Será que este apocalipse vai chegar logo ao Brasil? Eu não duvido nada…

  22. Veja que tem a opção de 8 discos em um mesmo estojo…

  23. Estojo scanavo de 8 é catálogo de camelô…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: